Por Alexandre Souza
A palavra "rústica" se refere a tudo o que é originário do campo ou da vida rural. Na decoração, esse conceito se estende para incluir elementos envelhecidos, ásperos, desgastados ou sem acabamento final.
As cores marrom, vermelho queimado e alaranjado são uma excelente escolha para pintar as paredes de um ambiente rústico, pois aquecem o espaço e criam uma sensação de conforto e acolhimento.
Outra característica marcante da decoração rústica é a utilização de madeira. É comum ter pelo menos um item de mobília na casa que tenha esse material na sua composição. A madeira é uma ligação direta com a natureza e contribui para criar um ambiente acolhedor e aconchegante. Além disso, a madeira é versátil e pode ser usada em diferentes propostas decorativas.
Para as paredes e o piso, pedras, tijolos, madeira e bambu são algumas escolhas de revestimentos naturais que podem ser utilizadas na sua casa.
A iluminação é um elemento fundamental em qualquer decoração rústica. O ideal é optar por luz suave, indireta e acolhedora, para criar uma atmosfera semelhante à de uma casa de fazenda. Luminárias são ótimas opções para alcançar esse efeito.
A decoração rústica é muito sensorial. Por essa razão é comum a preferência por tecidos agradáveis ao toque e ao olhar. Uma boa opção é escolher tecidos de algodão, linho, couro e lã para as cortinas, tapetes, almofadas e estofados.