Os telhados embutidos são aqueles telhados que ficam escondidos. Estão escondidos atrás de paredes no alto do edifício. Essas paredes são as chamadas platibandas. Telhados embutidos apresentam boa economia comparado aos telhados expostos, pois exigem uma estrutura menor. Podem ser utilizados telhas feitas de materiais mais leves, tesouras menores e mais leves podem ser usadas para construir as estruturas.
As tesouras são estruturas triangulares que suportam o peso total do telhado e o distribuem para a laje. Elas ficam localizadas sob o telhado e são consideradas elementos estruturais. As tesouras são geralmente colocadas a cada 2 metros.
Terça é uma viga de madeira ou viga de metal que conecta a tesoura. Eles suportam e distribuem o peso das telhas para a tesoura.
Em telhados embutidos, a instalação de calhas faz parte da estrutura. Sem ele, não conseguiríamos drenar a água do telhado para a terra. As calhas são feitas de pvc ou chapa galvanizada e têm a função de coletar e direcionar a água da chuva para o solo.
Rufos também são usados para telhados embutidos. Eles são de metal e fixados onde o telhado encontra a platibanda. A parte superior da faixa plana também usa rufos para o gotejamento não escorrer na platimanda