Telhado embutido. O que é um telhado embutido? Os telhados embutidos são aqueles telhados que ficam escondidos. Estão escondidos atrás de paredes no alto do edifício. Essas paredes são as chamadas platibandas.
Normalmente esses telhados são de uma ou duas águas, mas dependendo do projeto, se for muito grande podem ter mais águas, dependendo da necessidade do projeto. Esses telhados são construídos com estruturas de madeira ou estrutura metálica
Telhados embutidos apresentam boa economia comparado aos telhados expostos, pois exigem uma estrutura menor. Podem ser utilizados telhas feitas de materiais mais leves, tesouras menores e mais leves podem ser usadas para construir as estruturas.
Telhado embutido – o que é e onde utilizar na arquitetura
A diferença de peso também afeta a fundação, que representa um valor muito alto na construção.
No entanto, nas regiões muito quentes é preciso ter cuidado, pois devem ser colocadas mantas isolantes para conforto térmico na edificação, o que pode encarecer as coberturas com o telhado embutido.
Esses telhados podem ser desenvolvido com qualquer tipo de telha, mas as telhas de fibrocimento, polipropileno e o metal são os mais utilizados. Essas telhas são as mais utilizadas, pois exigem uma inclinação menor, reduzindo a altura da platibanda.
Tipos de telhas para telhado embutido
As telhas são usadas para cobrir o telhado. Eles que protegem os edifícios da chuva e do superaquecimento. Hoje temos vários tipos de telhas disponíveis no mercado.
Além das telhas tradicionais, também podemos encontrar materiais como concreto, alumínio, vidro, fibrocimento, polipropileno, etc. Cada material vem em diferentes formas e cores.
Telha de fibrocimento para telhado embutido
Telhas de fibrocimento são usadas para cobrir áreas maiores de uma só vez, e vêm em diferentes tamanhos e formatos. Eles podem ser ondulados, trapezoidais, retos ou até mesmo em forma de concreto.
Eles economizam tempo e dinheiro para o trabalho porque cobrem uma área maior a um custo menor. Eles são ainda mais leves e fáceis de instalar. As inclinações do telhado são baixas, variando de 15% a 20%.
Telhas de polipropileno
As telhas translúcidas de polipropileno têm a mesma função das telhas de vidro para aumentar a iluminação natural.
Eles vêm em diferentes modelos e tamanhos e podem ser usados com telha, concreto e fibrocimento, pois possuem modelos para todos os tipos de telhados.
Telha de metal
As telhas metálicas são telhas de aço protegidas por um processo galvanizado. Eles economizam custos por serem de baixo custo na construção e cobrem uma grande área de uma só vez.
Disponível em diferentes modelos e cores para grandes obras e residências.
As inclinações dos telhados são menores, como telhas de fibrocimento, variando de 15% a 20%.
Estrutura de telhado embutido
Uma estrutura de telhado embutido é na verdade o mesmo que um telhado exposto, mas de uma maneira mais simplificada. Essas estruturas podem ser criadas de madeira ou metal e são utilizados seguintes componentes: tesouras, terças, calhas e rufos
Tesouras
As tesouras são estruturas triangulares que suportam o peso total do telhado e o distribuem para a laje. Elas ficam localizadas sob o telhado e são consideradas elementos estruturais. As tesouras são geralmente colocadas a cada 2 metros.
Tesouras são basicamente compostas de linha, pendural, caibros, estribos, chapuz, diagonal ou asna e empena ou pernas.
Terças
Terça é uma viga de madeira ou viga de metal que conecta a tesoura. Eles suportam e distribuem o peso das telhas para a tesoura.
Em coberturas rebaixadas, não há necessidade de colocação de caibros e ripas, pois as telhas ficam mais espaçadas. Por isso, as telhas são presas diretamente nas terças que são feitas de ripas de 6 cm de espessura e 12 cm de largura.
Calhas
Em telhados embutidos, a instalação de calhas faz parte da estrutura. Sem ele, não conseguiríamos drenar a água do telhado para a terra.
As calhas são feitas de pvc ou chapa galvanizada e têm a função de coletar e direcionar a água da chuva para o solo.
Rufos
Rufos também são usados para telhados embutidos. Eles são de metal e fixados onde o telhado encontra a platibanda. A parte superior da faixa plana também usa rufos para o gotejamento não escorrer na platimanda
Como fazer um telhado embutido?
Antes de começar a construção da estrutura do telhado, é muito importante preparar a parte superior da laje.
Para isso, precisamos garantir que a superfície a laje onde será construído o telhado, esteja nivelada e livre de sujeiras.
Montagem estrutural
Muitas vezes a inclinação do telhado, o volume de água e cisalhamento, o tipo de telha e a estrutura estão todos no projeto de construção. Com um projeto, os profissionais contratados poderão realizar serviços sem dúvidas.
Depois de montada, verifique se a tesoura está no tamanho certo e no local especificado no projeto. Verifique também se estão alinhados e retos.
Colocando telhas no telhado embutido
Após a fixação das terças verifique se o espaçamento é o mesmo esperado no projeto. Cada tipo de telha tem o espaçamento correto, portanto, siga sempre as especificações do fabricante.
Você também pode observar que a instalação das telhas segue as instruções do fabricante o mais próximo possível. Por exemplo, telhas onduladas são mais fáceis de instalar nos cantos inferiores do telhado. Faça a linha horizontal primeiro, depois a linha vertical até o cume.
Instalar rufos e calhas
Quanto às calhas, verifique se estão fixadas e instaladas com os suportes corretos. Verifique também se a água da chuva está indo para o lado do bico de drenagem.
É importante que não haja vazamentos e que as calhas sejam fixadas na platibanda com o auxílio de argamassa ou veda rufo.