Gerenciamento de obras para o design de interiores
DESCRIÇÃO DO CURSO GERENCIAMENTO DE OBRAS PARA O DESIGN DE INTERIORES
Quando pensamos em planejamento de Design de Interiores muitas ideias e referências surgem, como projeto, gerenciamento de obras. Mas como colocá-las em prática? Como executar aquela ideia numa situação real? Como entregar para um cliente exatamente aquilo que foi projetado?
Ao elaborar um projeto de interiores o profissional da área, dentro do seu conhecimento ou experiência, deve simular todas etapas de execução deste projeto.
Mas nem sempre atende as expectativas de quem irá executar o projeto, seja na parte civil, de acabamento, do gesso, marcenaria, entre outros. Percebe-se claramente que existe uma lacuna entre o que foi projetado / idealizado e o que será realizado / entregue ao final.
Isso sem contar o investimento, que muitas vezes não fica esclarecido no custo real para execução de determinado projeto e/ou serviços, o que gera muita frustração para todos os envolvidos.
Como podemos minimizar essa diferença entre o que é projetado e a sua execução? Como saber quais serão as interferências que surgirão no caminho? O que pode ser feito para ter aquela referência ajustada nas necessidades reais de cada projeto?
Para isso você deve conhecer bem todos os processos de gerenciamento de projetos de interiores. Onde se aplicam todos estes processos e quais são as vantagens de se tornar este profissional que realizará todo esse acompanhamento com seu cliente, bem como em quais situações ele é imprescindível para ter sucesso em sua empreitada.
Dadas estas necessidades criamos um curso único, completo e atual, ensinando e mostrando todas as partes desses processos. Este curso foi feito para arquitetos e profissionais da área ou para aqueles que estão estudando e realmente querem viver de design de interiores.
Com um conteúdo muito completo e profissional, sem dúvida é um conteúdo para quem quer ter sucesso e conquistar cada vez mais clientes nesta área, se destacando muito no mercado. Lembrando que todo o conteúdo do curso de projetos de interiores foi gravado em tempo real durante uma obra de interiores em um apartamento.
O QUE VOU APRENDER NO GERENCIAMENTO DE OBRAS
Aprenda administrar e a gerenciar um projeto de interiores.
A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO DE OBRAS
Abordamos a descrição do que é o design de interiores e sua finalidade e as questões que envolvem o design de interiores como o processo de criação, conhecimento do espaço, pesquisa e elementos do design.
AS ETAPAS DE PROJETO
Você verá a importância de coletar de forma correta o perfil do seu cliente, o porque você deve conhecer bem o perfil do seu cliente e como isso pode influenciar nas nossas tomadas de decisão no desenvolvimento do projeto, pois o perfil do cliente nos dá diretrizes para nossas propostas. Saiba quais são as principais perguntas que devem ser feitas para você não esquecer nada durante sua reunião com o cliente.
Um espaço bem medido e com muita foto e detalhes não gera problemas de medidas e na hora de desenvolver seus projetos. Vou te mostrar a importância de conhecer o espaço e o que ele pode nos oferecer de materiais para nos influenciar na hora da sua criação.
AS ETAPAS DE UMA OBRA
Tratamos do programa de necessidades e como ele pode te ajudar na hora de projetar um espaço, definindo o tamanho dos ambientes e as funções e necessidades que estão dentro de cada espaço.
Falamos sobre a necessidade de pesquisar antes, durante o processo de criação de um projeto de interiores, para estar sempre informado e antenado com as novas tecnologias, materiais e estilos que estão sendo usados na atualidade.
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO
Como um bom planejamento antes de iniciar a obra pode influenciar no andamento correto de todas as etapas e serviços em uma obra.
GESTÃO DE OBRAS
Como o gerente de planejamento ele atua num gerenciamento de obras, dividindo a gestão em etapas a fim de facilitar o cumprimento de todo o conjunto da obra.
A IMPORTÂNCIA DE UM PROJETO EXECUTIVO
Como um bom projeto executivo e bem detalhado pode evitar execuções erradas de serviços e mobiliários dentro do seu projeto.
APRESENTAÇÃO PESSOAL – “DRESS CODE”
Como a vestimenta pode causar uma boa impressão ao cliente e como ela transmite e informa sobre quem é o profissional.
CONTATO COM O CLIENTE E POSTURA PROFISSIONAL
Tratamos do contato com o cliente e como devemos manter uma relação de confiança, tranquilidade e eficiência.
RESPONSABILIDADES TRABALHISTAS
Sobre as contratações de profissionais em regime CLT ou contratação de empreitada, tratando também sobre as vantagens e desvantagens de cada regime.
COMO COBRAR O PROJETO E O ACOMPANHAMENTO DA OBRA
Sobre formas de pagamento e onde/como pode se basear para cobrar um projeto de interiores e um gerenciamento de obras.
PROPOSTA DE VALORES
Sobre a proposta de valores de um projeto de interiores e acompanhamento de obra, além de receber um modelo para usar como referência.
CONTRATOS
A importância de executar um contrato com o cliente e com os fornecedores, além de receber um modelo para usar como referência.
CONTRATAÇÃO DE FORNECEDORES – CARTEIRA DE PRESTADORES DE SERVIÇO
Como avaliar um bom fornecedor e um bom prestador de serviços para a sua obra e montar uma tabela de fornecedores para agilizar na hora de contratar.
COMPRAS DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
Sobre o planejamento na hora de realizar as compras de materiais e armazenamento na obra.
CRONOGRAMA FÍSICO E FINANCEIRO
A importância de acompanhar todas as etapas utilizando o cronograma físico, planejando adequadamente a entrada de cada serviço a ser executado. Como se utiliza o cronograma financeiro para controlar os pagamentos de cada serviço a ser executado na obra.
CONTROLE DE PAGAMENTOS E ORÇAMENTÁRIO
Como é feito o controle de pagamentos realizados pelo profissional ou pelo cliente ao fornecedor e qual a forma de pagamento que foi efetuada. O controle orçamentário, planejando uma previsão de gastos para cada serviço e identificando o quanto realmente foi pago, para controle dos gastos que devem ser mantidos dentro do planejado.
MEMORIAL DESCRITIVO
Como desenvolver um memorial descritivo ilustrado para facilitar na hora do detalhamento dos elementos escolhidos e durante o momento de compras de mobiliário.
CHECKLIST DE EXECUÇÃO E ENTREGA DA OBRA – TERMO DE FINALIZAÇÃO
Como se faz um ckecklist de execução de serviços, por exemplo, o serviço de marcenaria. E como acompanhar / conferir para que não falte nenhum detalhe a ser observado durante a entrega do serviço, conferindo cada serviço executado e a assinatura do termo de finalização juntamente com o cliente.
A RESPONSABILIDADE TÉCNICA – RRT
A importância da responsabilidade técnica para um design de interiores, feita por um arquiteto ou por um engenheiro na execução da sua obra.
SEGURANÇA NA OBRA – USO DE EPI’s
Sobre a necessidade do uso dos equipamentos de proteção individual que seu funcionário ou prestador de serviço deve utilizar na obra.
ADMINISTRAÇÃO DE INTERCORRÊNCIAS – CRIATIVIDADE E SOLUÇÃO
Problemas e intercorrências que podem acontecer durante a obra e que devemos dar soluções utilizando nosso conhecimento, experiência e ouvindo ideias.
VISITAS TÉCNICAS COM O CLIENTE
Como devemos realizar as visitas técnicas com os clientes na hora da compra de materiais e mobiliário para o espaço.
A POLÊMICA DA RESERVA TÉCNICA
Sobre a reserva técnica e quais profissionais podem receber e qual a melhor forma de tratar do assunto com o seu cliente.
CÓDIGO DE ÉTICA
Os códigos de ética que cada profissão tem e a profissão de design de interiores também segue.
ACOMPANHAMENTO DE INSTALAÇÕES E SERVIÇOS
Tudo sobre o acompanhamento dos serviços da obra e o que o profissional de design deve observar durante a execução dos serviços: demolição, contrapiso, elétrica, iluminação, pisos e azulejos, pintura, ar condicionado, marcenaria, forro de gesso e dry-wall.
COMO FICOU O APARTAMENTO
A finalização do apartamento: o antes e depois do projeto e do Gerenciamento de obras.
Suporte direto com o professor via TELEGRAM.
Detalhes do Curso
- Leituras 41
- Quizzes 0
- Duração 6 horas
- Nível de Habilidade Todos os níveis
- Linguagem Português
- Alunos 7
- Critérios de avaliação Sim
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MÓDULO 01
Neste módulo você irá aprender sobre as principais etapas de projeto e as etapas de obra para conhecer a sequência correta de todo o processo de projeto e do acompanhamento de obra para que você não se perca em nenhuma etapa
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MÓDULO 02
Neste módulo vamos abordar desde a importância de ter um projeto executivo para o desenvolvimento dos serviços e mobiliário, como ter um bom planejamento na hora do gerenciamento, para que o profissional tenha controle sobre todo o andamento da obra
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MÓDULO 03
Neste módulo tratamos da apresentação pessoal e o quanto ela transmite sobre o profissional, passando responsabilidade, respeito e da postura profissional no contato com o cliente. Também será tratado sobre as responsabilidade trabalhista e formas de contratação dos profissionais e prestadores de serviço
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MÓDULO 04
Nesta etapa será trabalhado onde o profissional pode se basear para cobrar um projeto e um acompanhamento de obras, desenvolvimento da proposta comercial para o cliente, desenvolvimento de contratos entre o cliente e os prestadores de serviço e sobre as compras de materiais para a obra
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MÓDULO 05
Neste módulo você irá aprender como desenvolver um cronograma físico e financeiro para controle de entradas e início dos serviços na obra, além de controlar os pagamentos mensais, controles de orçamentos e o desenvolvimento de memorial descritivo ilustrado com valores para realização de compras de materiais e mobiliário
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MÓDULO 06
Neste módulo você aprenderá sobre os ckecklists de execução para cada serviço e de entrega final da obra, juntamente com o termo de finalização que deve ser assinado com o cliente. Além desses assuntos trataremos sobre a responsabilidade técnica exigida para condomínios, e a importância que tem para o profissional de design
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MÓDULO 07
Neste módulo trataremos de assuntos como o uso de equipamentos adequados para segurança na obra e problemas que podem surgir durante o andamento e como o profissional deve agir perante essas intercorrências dando soluções. Também será tratado da reserva técnica e a polêmica que a envolve e a ética profissional perante o seu cliente e seus parceiros de trabalho
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MÓDULO 08
Neste módulo vamos tratar sobre o acompanhamento de serviços realizados durante a obra e como o profissional pode acompanhar e fiscalizar cada processo