InícioDecoraçãoMesa de jantar para espaços pequenos

Mesa de jantar para espaços pequenos

Escolher a mesa de jantar adequada para espaços pequenos não precisa ser um pesadelo. Aqui você encontra dicas práticas e criativas que equilibram funcionalidade e estilo, sem sacrificar o conforto.

Introdução

Quando se vive naquele mini apê que parece que foi feito para um hamster, a escolha da mesa de jantar pode parecer uma missão impossível. Mas olha, com um pouquinho de criatividade e algumas dicas que vou compartilhar aqui, você pode sim encontrar a mesa perfeita, que não apenas atenda suas necessidades, mas que também traga charme pro ambiente.

1. Tipos de Mesas para Espaços Pequenos

1.1 Mesas Redondas

Sabe aquelas mesas que convidam a uma boa conversa? As mesas redondas são ótimas para otimizar o espaço e ainda assim permitir que você sente mais gente. Além disso, elas não têm cantos pontudos que costumam raspar em paredes. Ideal para quem não quer arrumar a casa toda de novo.

1.2 Mesas Retangulares

Mesa de jantar para espaços pequenos
Mesa de jantar para espaços pequenos

As mesas retangulares oferecem um ar mais formal e podem ser encaixadas em cantos. É a opção ideal se você tem uma parede livre de móveis, pois aproveita bem o espaço sem ficar “amassando” o ambiente. Pense nas possibilidades de harmonizar o ambiente.

1.3 Mesas Dobráveis

Mesa de jantar para espaços pequenos
Mesa de jantar para espaços pequenos

Quem não ama uma solução prática? As mesas dobráveis são verdadeiros salva-vidas. Você pode usá-las no dia a dia e guardá-las quando não precisa. Além disso, elas vêm em várias cores e designs, funcionando como um toque decorativo quando não estão em uso.

2. Medidas e Proporções

2.1 Espaço disponível

Mesa de jantar para espaços pequenos
Mesa de jantar para espaços pequenos

Antes de sair correndo para comprar a mesa dos sonhos, é preciso medir o espaço. Nada de querer uma mesa de 2 metros se a sua sala parece um corredor de ônibus, né? Calcule bem o espaço disponível e observe a circulação. A dica é deixar pelo menos 60 cm de passagem para não virar um ninja durante os jantares.

2.2 Número de pessoas adequadas

Mesa de jantar para espaços pequenos
Mesa de jantar para espaços pequenos

Quantas bocas você vai alimentar de uma só vez? As mesas precisam ter espaço para as pessoas que você costuma acomodar. Se você só recebe amigos de vez em quando, uma mesa para quatro pessoas pode ser suficiente. Agora, se o seu lar é o ponto de encontro da turma, talvez seja hora de investir numa mesa maior.

3. Opções de Materiais

3.1 Madeira

YouTube video

O clássico nunca sai de moda! A madeira é um material que traz aconchego ao ambiente. Além disso, é super durável. Se você optar pela madeira natural, lembre-se de cuidar bem dela, pois pode manchar e arranhar com facilidade.

3.2 Vidro

Para uma sensação de leveza, as mesas de vidro são uma excelente escolha. Elas criam a ilusão de mais espaço, perfeito para aquele apê com pé direito baixo. Apenas tenha cuidado, pois podem ser mais frágeis e exigem mais limpeza.

3.3 Metal

As mesas de metal são modernas e robustas. Elas também podem aguentar uma boa quantidade de pancadas, ou seja, menos preocupações. Um toque industrial maravilhosamente estiloso para completar o design do seu espaço!

4. Funcionalidade e Armazenamento

4.1 Mesas extensíveis

Pra quem ama um bom jantar em família, as mesas extensíveis são a salvação. Você consegue ampliar o espaço só quando precisa. Assim, pode usar sua mesa compacta no dia a dia e deixá-la gigante nos almoços de domingo, um verdadeiro coringa na sala!

4.2 Mesas com armazenamento embutido

Já pensou em uma mesa que ainda serve pra guardar os seus utensílios? As mesas com armazenamento embutido são soluções práticas. Você pode guardar toalhas, jogos americanos, e tudo o que mais precisar, mantendo seu espaço sempre em ordem.

5. Ideias de Decoração

5.1 Cores e acabamentos

A escolha da cor e do acabamento da sua mesa pode transformar completamente o ambiente. Opte por tons claros para abrir o espaço, mas não tenha medo do escuro se quiser adicionar um toque dramático. A chave é harmonizar com outros elementos da decoração!

5.2 Acessórios e utensílios

Os detalhes fazem toda a diferença! Invista em acessórios como toalhas, velas e até plantas para embelezar sua mesa. Uma mesa bem arrumada e decorada é um convite à refeição e gera uma atmosfera muito mais agradável.

6. Dicas Práticas para o Dia a Dia

6.1 Organizando o espaço

Mantenha seu espaço sempre organizado. Reserve um cantinho para a mesa na sua rotina de limpeza, assim você evita o acúmulo de sujeira. E não se esqueça, quanto mais limpo, mais agradável será se sentar para comer!

6.2 Mantendo a mesa limpa e arrumada

Eu sempre digo: uma mesa limpadinha atrai mais sorrisos. Não deixe as sujeiras se acumularem; limpe logo depois de cada refeição. E, se você tiver filhos, ensine-os a ajudar. Uma mãozinha nunca é demais!

Conclusão

A escolha da mesa de jantar certa pode transformar seu espaço pequeno, tornando-o mais convidativo e funcional. Ao considerar os tipos, medidas e opções de decoração, você encontrará a solução perfeita para suas necessidades. Invista em funcionalidade e estilo, e aproveite cada refeição em um ambiente acolhedor.

Veja mais dicas em ARQUITETURA E DECORAÇÃO